sábado, dezembro 30

Os Riscos da profissão - Backdraft



O que foi que ocorreu?

A combustão é definida como oxidação, que é uma reação química na qual o oxigênio combina-se com outros elementos.
O carbono é um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxigênio para formar dióxido de carbono (CO2 ), ou monóxido de carbono (CO ). Quando o oxigênio é encontrado em quantidades menores, o carbono livre ( C ) é liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaça.
Na fase de queima lenta em um incêndio, a combustão é incompleta porque não há oxigênio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partículas de carbono não queimadas (bem como outros gases inflamáveis, produtos da combustão) estão prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxigênio for suficiente.
Na presença de oxigênio, esse ambiente explodirá. A essa explosão chamamos “Backdraft”.

A ventilação adequada permite que a fumaça e os gases combustíveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilação inadequada suprirá abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxigênio), provocando uma explosão ambiental.

As condições a seguir podem indicar uma situação de “Backdraft”:

fumaça sob pressão, num ambiente fechado;

fumaça escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas;

calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta);

pequenas chamas ou inexistência destas;

resíduos da fumaça impregnando o vidro das janelas;

pouco ruído;

movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura é feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas).


Nenhum comentário: