quarta-feira, janeiro 31
terça-feira, janeiro 30
Disputa acirrada
Enquete - Resultado Parcial
Aproveitem a dica e façam esse teste do Bombeiros Emergência para verificar o nível dos seus conhecimentos.
domingo, janeiro 28
Saudades?
Ao retornar para casa...
-Guilherminho... Que saudade (Eu)
-Oi filhinho...(Mãe)
-Oi pessoal! (Gui) Todo sério
-Sentiu saudade de mim? Perguntei.
-Senti papai.
-E de mim? Perguntou Eliza.
-Senti também mamãe - Respondeu dirigindo-se até a caixa de brinquedos
-Sentiu saudades dos brinquedos também Gui? Perguntamos quase ao mesmo tempo.
Foi então que o Guilherme virou-se e disparou:
-Vocês já viram alguém sentir saudade de brinquedo? Brinquedo é só pra brincar.... A gente sente saudade é de gente, né de brinquedo não ora...
???????
Que é que a gente diz numa hora dessas?
sábado, janeiro 27
Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade
Para ouvir basta acessar www.cidadeam860.com.br ou pelo site do Corpo de Bombeiros www.cb.ce.gov.br (clicar na logo do programa).
Espero que gostem, o programa e produzido e apresentado pelo Tenente Coronel Sérgio Gomes
Contamos com a audiência de vocês.
Digam o que acharam pelo e-mail: sergiogomes@cb.ce.gov.br.
Conheça um pouco mais do programa
sexta-feira, janeiro 26
Por falar em prevenção...
Como prestar socorro?
2. AVALIAR O LOCAL DO ACIDENTE: observar, reconhecer e avaliar cuidadosamente os riscos que o ambiente oferece(pra você e terceiros – familiares, testemunhas, curiosos...), número de vítimas envolvidas, gravidade, existência de outros ajudantes, etc. Não se esqueça que o ambiente pré-hospitalar é considerado instável! Identifique as ameaças à segurança, tais como riscos de atropelamento, colisão, explosão, desabamentos, eletrocussão, etc.
3. USAR O BOM SENSO: fazer aquilo que se tem certeza e não colocar sua própria vida em risco (em primeiro lugar, o prestador de socorro (VOCÊ) e sua equipe. Depois, a vítima.) Não preste o auxílio direto se houver insegurança no local de atuação! Na existência de qualquer perigo em potencial, aguarde o socorro especializado. Quanto menor o número de vítimas, melhor.
Obs: A primeira regra ao prestar socorro é: Não aumente o número de vítimas!
4. ACIONAR SOCORRO ESPECIALIZADO e autoridades competentes: se for necessário, chamar recursos adicionais (bombeiros, ambulância, polícia, etc.)
5. SINALIZAR O LOCAL : utilize triângulo de sinalização, pisca-alerta, galhos de árvores, pessoas fazendo gestos, etc.
6. BARREIRAS DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS: havendo possibilidade de contato com secreções das vítimas, tal como sangue, SEMPRE se PROTEJA antes de iniciar o atendimento! (Utilize luvas, óculos, etc.) (lembre-se do bom senso!)
7. SE IDENTIFICAR PARA A VÍTIMA, antes de prestar o primeiro atendimento (pedir permissão para ajudar) e estabelecer prioridades de socorro (vítimas mais graves, inconscientes e crianças).
8. HUMILDADE E RESPEITO: não há espaço para exibicionismo. Se o Corpo de Bombeiros chegar (ou outra equipe especializada), o prestador de socorro deve passar todas as informações colhidas e colocar-se à disposição para ajudar. Agora, quem comanda a situação é a equipe de socorro especializada. Jamais deverá existir qualquer conflito de liderança durante o atendimento de emergência! Respeite a ordem da hierarquia.
9. RELACIONAR TESTEMUNHAS para proteção pessoal e legal do prestador de socorro.
10. REAVALIAR O AMBIENTE constantemente: um ambiente aparentemente controlado pode tornar-se instável e perigoso a qualquer momento. (Aquela área ESTÁ segura?)
quarta-feira, janeiro 24
segunda-feira, janeiro 22
Segunda Chance
Agradecimentos
domingo, janeiro 21
O Coreano
Porque estou escrevendo isso? Lembram do cabo Leite(do causo O Fã e do Vai descer?)? Estávamos de serviço no quartel do mucuripe, vizinho ao Cais do Porto, quando fomos chamados a atender um caso de queda ocorrido dentro de um navio coreano, ao chegar no local, a vítima já havia sido atendida pelos enfermeiros da embarcação, mas necessitava do transporte a um hospital realizar a radiografia do braço para afastar a suspeita de fratura.
Quando chegamos, o enfermeiro passou um pedaço de papel com o nome da vítima ao Leite:
-Toma, o nome dele é complicado, anotei aqui para você.
Agradecemos e entramos na ambulância apenas com o coreano, o Leite é muito brincalhão, sentou-se de frente para estrangeiro e começou a falar:
-Esse enfermeiro é muito burro mesmo... Só colocou seu nome aqui e mais nada.
Olhou para mim que estava na direção do veículo e disse:
-E agora Alves? Como vou saber os outros dados dele?
-Sei lá - Respondi
Novamente olhou para o coreano e questionou:
-E agora macho? Como é que vou saber tua idade? Onde mora? Se tem alguma alergia? O negócio tá é feio...
-Ora bombeiro - Falou o coreano - Porque você não me pergunta?
Entre assustado e emcabulado o leite disse:
-Olha aí macho... E tu fala português?
-Claro que sim rapaz, sou coreano, mas há dez anos viajo ao Brasil, só não aprenderia se fosse burro.
Quase que eu não conseguia chegar ao hospital de tanto rir daquela situação. Por isso se você encontrar alguém que necessite de ajuda, lembre-se:
Nunca assuma que é impossível falar com a vítima, até que você tenha tentado
Conheça outros "causos"
sábado, janeiro 20
sexta-feira, janeiro 19
Bombeiros rappers lançam videoclipe e causam polêmica na Suíça
Parte da opinião pública considerou inadequada a utilização de material de propriedade pública para iniciar algo considerado uma piada de mau gosto por algumas pessoas.
Leia a reportagem completa no Portal Terra
Assista e tire suas próprias conclusões:
quinta-feira, janeiro 18
Prevenção na Melhor Idade.
Clique aqui e conheça algumas medidas que podem ser tomadas dentro de sua residência
quarta-feira, janeiro 17
Celular causa incêndio nos Estados Unidos
Os bombeiros da cidade Vallejo, na Califórnia, concluíram que um aparelho celular causou um incêndio com vítima num quarto de hotel da região.
A vítima foi um homem de 59 anos, que sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em mais de 60% do corpo e está internado num hospital local. De acordo com o jornal Los Angeles Times, o homem chegou a seu quarto de hotel alcoolizado e jogou as roupas por cima de seu celular, que estava carregando.
O aparelho superaqueceu e logo incendiou as roupas e, posteriormente, o quarto todo. O fogo só foi detectado quando o sistema automático contra incêndios disparou um alarme. Uma análise preliminar dos bombeiros apontou o celular como responsável, já que não havia nenhuma outra fonte de energia em uso no quarto que pudesse gerar o curto-circuito.
Fonte: Info online!
segunda-feira, janeiro 15
domingo, janeiro 14
Você sabe primeiros socorros?
A palestra
Alguns tem mais e outros menos interesse em ministrar palestras em escolas, empresas ou no próprio quartel, quando ocorrem visitas de escolas ao grande Casarão vermelho.
Há alguns anos, quando eu ainda pertencia ao Núcleo de Resgate, um comandante que passou por lá, decidiu que todos os bombeiros deveriam dar palestras.
Aconteceu que, um certo sargento, que vou chamar aqui por Sargento M., foi escalado juntamente com outro bombeiro, para uma escola de ensino infantil, para falar sobre prevenção a acidentes e primeiros socorros.
No caminho, como era mais antigo, o sargento M, decidiu:
-Olha bombeiro, quando chegar lá, você que é mais desenrolado, faz a apresentação e vai falando sobre tudo, quando chegar em um assunto que eu domino mais, eu dou um toque e você me passa a palavra.
-Beleza sargento, pode deixar
A escola estava lotada por crianças de quatro a sete anos e seus pais, eram cerca de oitenta pessoas no pátio e tudo foi feito conforme o combinado, o bombeiro fez a apresentação, falou sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, respondeu perguntas sobre a profissão e o sargento M calado estava, calado ficou,
O bombeiro que desde o início falava e estava já sem assunto, decidiu sem consultar o sargento, passar-lhe a palavra.
-Pronto pessoal, já falei demais, passo agora a palavra ao sargento M...
O sargento, pego de surpresa, já que esperava que seu companheiro concluísse toda a palestra e não tinha a mínima intenção de pronunciar-se, viu-se num aperreio, olhou para um lado e para o outro, coçou a cabeça, tentou falar alguma coisa, mas a voz não saía, então tomou coragem e falou:
-Repasso a palavra para o meu companheiro...
Os adultos presentes notaram a agonia do sargento e de um certo modo compreenderam, mas as crianças... Com criança não tem jeito, lascaram uma tremenda vaia no sargento que saiu da escolinha revoltado com seu companheiro e pedindo desesperado que não espalhasse a estória no quartel.
sábado, janeiro 13
Tudo o que você sempre quis saber sobre o fogo...
Clique aqui e conheça o FOGO!
Separando esse trio
A chama desaparece
Pois o bicho é sensível
Oxigênio, calor, combustível.
Tirando um ele perece
sexta-feira, janeiro 12
Curiosidade
Larrey tinha a fama de ser um cirurgião muito eficiente. Certa vez, durante uma pequena batalha, ele amputou 200 braços e pernas de soldados sozinho. Juntamente com o médico-chefe do exército francês, Pierre François Percy, Larrey estabeleceu uma equipe de motoristas de ambulâncias com cirurgiões de campo e carregadores de maca. Cada divisão era equipada com 12 ambulâncias com molas de suspensão. Foram usadas pela primeira vez durante a invasão de Napoleão a Itália, em 1796-1797.
Primeiros Socorros
Qualquer um de nós está sujeito a se deparar com alguma situação que exija algumas noções de conhecimentos sobre primeiros-socorros; tanto no lar, como no trabalho, na rua, no cinema, etc. Nesse momento, é importante manter a calma, transmitindo-a tanto à vítima, no caso de consciência da mesma, quanto a todos no local do fato.
Após o acionamento do RESGATE pelo telefone 193 ou o SAMU 192, há alguns cuidados a serem tomados que colaboram com a integridade física e moral do paciente, e na maioria das vezes fazem valer a diferença entre a vida e a morte, enquanto a equipe socorrista não chega.
Nos casos clínicos:
- procurar manter a vítima deitada;
- verificar se há inconsciência (pergunte se ela está bem, balançando-lhe sutilmente o ombro por algumas vezes);
- verificar se há alguma obstrução em suas vias respiratórias. Ex: dentadura; caso houver, retire-a;
- verificar se há respiração (coloque seu ouvido próximo ao nariz e boca da vítima para ouvir e sentir, ao mesmo tempo em que olha para o peito com o objetivo de ver os movimentos toráxicos). Caso constatar que a vítima não respira, tracione a cabeça da mesma para trás, levantando-lhe o queixo, para liberação das vias aéreas; em seguida, tape-lhe o nariz e faça duas insuflações pela boca;
- verificar se há circulação sanguínea (tome o pulso da vítima, e procure através do tato sentir o batimento cardíaco da mesma). Caso constatar que não há, inicie as compressões torácicas externas (massagens no centro do peito), sendo que para cada 15 massagens, alternarão-se 02 insuflações. Permaneça realizando a reanimação até a chegada do RESGATE ou até perceber que a vítima estabilizou-se.
- afrouxar suas vestes;
- mantê-la aquecida.
Nos casos de trauma:
- manter a vítima na posição em que foi encontrada após o acidente, com o intuito de evitar maiores lesões;
- repetir os procedimentos dos itens 2, 3, 4 e 5 do tópico anterior;
- verificar se há grandes hemorragias, e, se este for o caso, procurar estanca-las mediante tamponamento. Ex: manter uma toalha pressionada sobre o sangramento.
Nos casos de distúrbios emocionais:
- procurar conversar com o paciente, de maneira informal, com tom de voz ameno e objetivo;
- guardar certa distância do mesmo, tentando não deixar transparecer um cuidado excessivo com ele;
- evitar movimentos bruscos;
- nunca desafia-lo.
Assim, qualquer pessoa pode contribuir até a chegada de uma equipe especializada de socorro, sem que sejam necessários conhecimentos profundos em pronto – socorrismo. Contudo, vale ressaltar que o mais importante é manter a calma.
Retirado do Site Bombeiros.com
quinta-feira, janeiro 11
terça-feira, janeiro 9
Teste de QI
Quem não tiver um QI acima da média, nem vale a pena perder o seu precioso tempo!
Sintam-se desafiados! (depois contem os resultados!)
1- Você está dirigindo um carro e vai a uma velocidade constante.
2 - À tua direita há um Cisne enorme.
3 - À tua esquerda segue um carro de bombeiros (parece querer ultrapassar-te)
4 - À tua frente vai um porco que parece maior que o teu carro.
5 - Atrás de ti vem um helicóptero em vôo rasante.
6 - O porco e o helicóptero vão à mesma velocidade que você.
Como vai fazer para parar?
A resposta está ai em baixo.
Mas reflita um minuto ou dois antes de responder!!!
Confira a resposta aqui
Prevenção na mídia
Leia o Cordel Na Praia com Segurança
Consumidor consciente - A troca
Deve ter sido por isso que certo dia, o subtenente Gadelha ao chegar em casa e encontrar seu genitor bastante contrariado, quis logo saber o motivo
-Que foi pai? O senhor está com raiva de alguma coisa?
-Sabe o que é meu filho... É que hoje fui ao centro da cidade comprar uma câmara de ar para minha bicicleta e só ao chegar em casa é que percebi que ela estava com defeito, cheia de falhas.
-Ora, porque o senhor não foi trocar por outra?
-Quem disse que eu não fui? O vendedor informou que como eu havia rasgado a embalagem, não poderia trocá-la.
-Agora deu mesmo - Falou o subtenente Gadelha - Vamos é lá agora mesmo...
Partiram então o pai e filho para a loja levando a peça defeituosa, ao chegar procuraram o vendedor responsável pela venda e o mesmo repetiu o que dissera mais cedo:
-Não posso trocar, a embalagem foi violada e a fábrica não aceita, seu pai deveria ter testado antes...
Foi então que o subtenente Gadelha decidiu rapidamente a questão.
-Tudo bem meu amigo, você tem razão, estamos errados... Por gentileza, você poderia me vender outra câmara de ar?
-Claro meu amigo, agora mesmo.... Ainda bem que você é compreensivo... Qual marca deseja?
-A mesma.
O vendedor rapidamente pegou uma nova câmara de ar e tentou entregar ao Gadelha que recusou:
-Não meu amigo, dessa vez quero que você teste antes
-Tudo bem, é um direito seu - Respondeu o vendedor rasgando a embalagem.
-Assim não querido... Quero que você teste sem rasgar o saco, do mesmo modo que meu pai deveria ter feito.
-Mas, mas...
-Ora, nada de mais, se você que é o vendedor, não consegue testar sem rasgar a embalagem, como quer que meu pai faça isso?
O vendedor ficou sem jeito e convenceu-se a entregar uma nova câmara de ar, testada com a embalagem rasgada, sem custos.
Leia o Cordel Consumidor Consciente
Leia outros causos engraçados
domingo, janeiro 7
5 coisas que quero pra 2007
- Trabalhar menos e ficar um pouco mais em casa
- Conseguir ao menos pagar as contas no final do mês
- Tentar escrever mais cordéis
- Manter o blog atualizado
- Não fazer muitos planos para 2007
quinta-feira, janeiro 4
Serviço completo
Nessa época não existia em Fortaleza o SVO (Serviço de verificação de Óbitos). Quando ocorriam mortes naturais, as alternativas para atestar o óbito eram o médico da família ou as funerárias, que tinham convênios com alguns profissionais.
Algumas pessoas menos esclarecidas, acionavam a ambulância dos bombeiros, pensando que poderíamos também atestar o óbito.
Foi por esse motivo que certa vez, num dia de finados, a guarnição composta pelo hoje subtenente Elielton e o sargento C. Brandão, foram acionados para o bairro Nossa Senhora das Graças, o famoso Pirambu, às nove horas da manhã, para uma ocorrência de mal-estar súbito, ao chegar perceberam que um senhor de já avançada idade, encontrava-se morto em uma rede, nenhum familiar encontrava-se no local.
Os vizinhos informaram que a esposa daquele senhor saíra ainda cedo, pela madrugada, para visitar o túmulo de seus pais, em uma cidade da região metropolitana.
Ninguém quis assumir a responsabilidade pelo acionamento da funerária ou médico, os bombeiros relutavam em chamar o rabecão, pois era nítido que não havia ocorrido crime.
O subtenente Elielton percebeu que tratava-se de uma família de poucas posses e que provavelmente não teriam condições de arcar com as despesas do enterro. O sargento C. Brandão lembrou de um conhecido, dono de uma funerária e entrou em contato com ele, providenciaram o caixão e o atestado de óbito.
Fizeram uma "vaquinha" entre os vizinhos e compraram arranjos de flores e velas (Vale a pena lembrar que eles não conseguiram contato com nenhum familiar até aquele momento).
Passaram quase todo o plantão, entre uma ocorrência e outra, envolvidos com o preparativos do velório e nada de chegar alguém da família.
Após largar o plantão, às dezenove horas, os dois bombeiros resolveram ir a residência do morto para ver se tinha chegado alguém. No local, observaram apenas três ou quatro curiosos do lado de fora da casa, as velas apagadas e nenhum familiar...
O subtenente Elielton não conteve os ânimos e falou:
-Que é isso rapaz? Cadê a consideração de vocês?
-Que foi bombeiro? Falou um dos presentes
-Você quer que a gente faça o que?
-Peraí que eu vou mostrar... Disse o Elielton
-Brandão! Acende as velas que eu vou chamar o povo.
Enquanto o C. Brandão acendia as velas, o Elielton foi de casa em casa, convocando os vizinhos para o velório.
Conseguiu juntar cerca de trinta pessoas na sala.
-Alguém tem um terço? Perguntou o Elielton
-Homem... Pra que tu quer um terço? Perguntou Brandão.
-Ora, pra começar a reza... Tu já viu velório sem reza?
E começaram as orações,no exato momento em que chega a dona da casa.... Imaginem sua reação ao ver o marido morto, num caixão e a casa lotada com as pessoas rezando pela alma de seu marido.... Quase que a pobre mulher não resiste e vai junto.
Outros causos
quarta-feira, janeiro 3
terça-feira, janeiro 2
5 Coisas que me irritam muito...
- Pessoas que pensam que são engraçadas e tentam fazer piadas vinte e quatro horas por dia, sem se tocar que são chatas
- Motoristas que falam dirigindo ao celular, distraem-se e ficam "zigue-zagueando" pelas ruas
- Pessoas que chegam atrasadas a um compromisso.
- Pessoas que tratam cachorros como filhos e acham que os animais têm mais direitos que crianças.
- Fazer as contas no final do mês e saber que não sobrou nada