1. RESPIRAR FUNDO: ajuda a manter a calma, concentração e controle da situação. Quem presta o socorro deve agir dentro de seus próprios limites físicos e mentais, colocando a razão à frente da emoção. Se não houver condições físicas e/ou emocionais, é melhor não se envolver! Se você não puder ajudar, ao menos não atrapalhe ou prejudique a situação. Quando prestamos os primeiros socorros estamos sujeitos a circunstâncias que fogem ao nosso controle. Portanto, devemos aceitar que, mesmo com o conhecimento, treinamento e tratamento adequado, uma vítima poderá não responder conforme o previsto e vir a morrer.
2. AVALIAR O LOCAL DO ACIDENTE: observar, reconhecer e avaliar cuidadosamente os riscos que o ambiente oferece(pra você e terceiros – familiares, testemunhas, curiosos...), número de vítimas envolvidas, gravidade, existência de outros ajudantes, etc. Não se esqueça que o ambiente pré-hospitalar é considerado instável! Identifique as ameaças à segurança, tais como riscos de atropelamento, colisão, explosão, desabamentos, eletrocussão, etc.
3. USAR O BOM SENSO: fazer aquilo que se tem certeza e não colocar sua própria vida em risco (em primeiro lugar, o prestador de socorro (VOCÊ) e sua equipe. Depois, a vítima.) Não preste o auxílio direto se houver insegurança no local de atuação! Na existência de qualquer perigo em potencial, aguarde o socorro especializado. Quanto menor o número de vítimas, melhor.
Obs: A primeira regra ao prestar socorro é: Não aumente o número de vítimas!
4. ACIONAR SOCORRO ESPECIALIZADO e autoridades competentes: se for necessário, chamar recursos adicionais (bombeiros, ambulância, polícia, etc.)
5. SINALIZAR O LOCAL : utilize triângulo de sinalização, pisca-alerta, galhos de árvores, pessoas fazendo gestos, etc.
6. BARREIRAS DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS: havendo possibilidade de contato com secreções das vítimas, tal como sangue, SEMPRE se PROTEJA antes de iniciar o atendimento! (Utilize luvas, óculos, etc.) (lembre-se do bom senso!)
7. SE IDENTIFICAR PARA A VÍTIMA, antes de prestar o primeiro atendimento (pedir permissão para ajudar) e estabelecer prioridades de socorro (vítimas mais graves, inconscientes e crianças).
8. HUMILDADE E RESPEITO: não há espaço para exibicionismo. Se o Corpo de Bombeiros chegar (ou outra equipe especializada), o prestador de socorro deve passar todas as informações colhidas e colocar-se à disposição para ajudar. Agora, quem comanda a situação é a equipe de socorro especializada. Jamais deverá existir qualquer conflito de liderança durante o atendimento de emergência! Respeite a ordem da hierarquia.
9. RELACIONAR TESTEMUNHAS para proteção pessoal e legal do prestador de socorro.
10. REAVALIAR O AMBIENTE constantemente: um ambiente aparentemente controlado pode tornar-se instável e perigoso a qualquer momento. (Aquela área ESTÁ segura?)
2. AVALIAR O LOCAL DO ACIDENTE: observar, reconhecer e avaliar cuidadosamente os riscos que o ambiente oferece(pra você e terceiros – familiares, testemunhas, curiosos...), número de vítimas envolvidas, gravidade, existência de outros ajudantes, etc. Não se esqueça que o ambiente pré-hospitalar é considerado instável! Identifique as ameaças à segurança, tais como riscos de atropelamento, colisão, explosão, desabamentos, eletrocussão, etc.
3. USAR O BOM SENSO: fazer aquilo que se tem certeza e não colocar sua própria vida em risco (em primeiro lugar, o prestador de socorro (VOCÊ) e sua equipe. Depois, a vítima.) Não preste o auxílio direto se houver insegurança no local de atuação! Na existência de qualquer perigo em potencial, aguarde o socorro especializado. Quanto menor o número de vítimas, melhor.
Obs: A primeira regra ao prestar socorro é: Não aumente o número de vítimas!
4. ACIONAR SOCORRO ESPECIALIZADO e autoridades competentes: se for necessário, chamar recursos adicionais (bombeiros, ambulância, polícia, etc.)
5. SINALIZAR O LOCAL : utilize triângulo de sinalização, pisca-alerta, galhos de árvores, pessoas fazendo gestos, etc.
6. BARREIRAS DE PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS INFECCIOSAS: havendo possibilidade de contato com secreções das vítimas, tal como sangue, SEMPRE se PROTEJA antes de iniciar o atendimento! (Utilize luvas, óculos, etc.) (lembre-se do bom senso!)
7. SE IDENTIFICAR PARA A VÍTIMA, antes de prestar o primeiro atendimento (pedir permissão para ajudar) e estabelecer prioridades de socorro (vítimas mais graves, inconscientes e crianças).
8. HUMILDADE E RESPEITO: não há espaço para exibicionismo. Se o Corpo de Bombeiros chegar (ou outra equipe especializada), o prestador de socorro deve passar todas as informações colhidas e colocar-se à disposição para ajudar. Agora, quem comanda a situação é a equipe de socorro especializada. Jamais deverá existir qualquer conflito de liderança durante o atendimento de emergência! Respeite a ordem da hierarquia.
9. RELACIONAR TESTEMUNHAS para proteção pessoal e legal do prestador de socorro.
10. REAVALIAR O AMBIENTE constantemente: um ambiente aparentemente controlado pode tornar-se instável e perigoso a qualquer momento. (Aquela área ESTÁ segura?)
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