segunda-feira, outubro 9

O Nome de Paz

Todo militar ao entrar em sua corporação recebe o "Nome de Guerra", ou seja, é escolhido o nome pelo qual ele será conhecido.
No Bombeiros do Ceará ao contrário, recebemos o Nome de Paz, que fica melhor associado à nossa missão. Geralmente esse nome é escolhido pelos superiores no recrutamento, que fazem questão de optar pelo mais inusitado de cada sobrenome, se por exemplo o militar tem o nome de Francisco José de Arvoredo, o escolhido será com certeza Arvoredo, vai-se entender o porquê.
Dever ter sido por isso que, em 1994 , ano que foi implementada a Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará, ocorreu mais um fato deveras engraçado. Cada bombeiro músico recebeu dois armários, um para seus objetos pessoais e um outro para a guarda dos instrumentos, armários esses, identificados com etiquetas com o nome de paz do bombeiro ou o nome do instrumento.
Um sargento, que não era conhecedor desse fato e com certeza não muito aficcionado pela música, ao entrar no alojamento, leu os nomes gravados nos armários... Trompete, Saxofone, Barítono, Clarinete, Bombardino e não se conteve:
-Como é que pode rapaz, uma mãe passar nove meses com um filho na barriga e dar ao filho um nome desses...
-Que nomes sargento? Quis saber um companheiro
-Ora, esses aqui, olha aí... Bombardino... Como é que pode rapaz?
-Mas sargento, esses aí são nomes de bombeiro não, são os nomes dos instrumentos da banda...
Preciso dizer mais alguma coisa?

Nenhum comentário: