sábado, novembro 18

O Fumante

Os bombeiros sempre são solicitados para ministrar palestras de combate a incêndios ou de primeiros socorros em empresas, escolas, clubes, etc. Essas palestras também ocorrem em praças públicas de Fortaleza, com o Projeto Bombeiro com Você e em algumas cidades do interior.
Numa dessas palestras, em uma pequena cidade da região norte, fomos participar de um mutirão de serviços patrocinados pelo Governo do Estado.
O sargento Mendes ficou encarregado de ministrar a palestra de combate à incêndios e fiquei com a de primeiros socorros.
Enquanto eram oferecidos diversos tipos de serviços à população (corte de cabelos, verificação de pressão arterial, glicose, retirada de CPF, identidade, etc), ocorriam as aulas. A palestra foi realizadas em um palanque montado pela prefeitura em plena praça central, e estava sendo gravada. Como o sargento Mendes iniciou primeiro sua apresentação, fiquei auxiliando o pessoal da secretaria de saúde a verificar a P.A da população.
Terminada a palestra do sargento Mendes, chamaram por meu nome:
-Alves! É tua vez, vai lá...
Fiz minha apresentação e iniciei a palestra, tudo transcorria bem até que notei um cidadão que encontrava-se no palanque e que fumava um cigarro, posicionar-se bem atrás de mim, detalhe que tenho alergia ao cheiro de nicotina, o que me provoca um pigarro horrível.
Para tentar fugir do cheiro do cigarro, já que minha garganta começava a irritar, comecei a andar e me afastar do fumante. Embora me afastasse, ele continua a me seguir, notei que deveria ser por causa da filmagem e que ele não desistiria.
Perdi então a paciência e interrompendo a palestra disse:
-Cidadão, não me leve a mau, mas daria para o senhor se afastar? O cigarro está me incomodando.
Ele ficou um pouco constrangido, mas educadamente falou:
-Pois não, perdão bombeiro.
Reiniciei a palestra e notei que meus companheiros estavam quase aos prantos de tanto rir e o Oficial que estava a nos comandar falava com o constrangido fumante.
Terminada a palestra foi que entendi o motivo das risadas.
-Porque vocês tanto achavam graça? Falei alguma besteira ou passei alguma informação errada?
-Macho, tu é doido? Tu tirou o prefeito do palanque....
-Ora... Agora pronto! Vou bem ter que suportar o cheiro de cigarro no meu cangote...
E o grande almoço que havia sido prometido, transformou-se em quentinhas.

Nenhum comentário: