O Fire Service Mercedes-Benz F-Cell, veículo de combate a incêndios alimentado por células de combustível, já rola nas estradas de Sacramento, EUA.
Embora estranho para alguns, ir de Mercedes combater um incêndio é uma das regalias que os bombeiros de Sacramento, no estado da Califórnia, EUA, terão a partir de agora, graças ao Fire Service Mercedes-Benz F-Cell – veículo de combate a incêndios movido a célula de combustível, que a Mercedes colocou à disposição do departamento de bombeiros desta cidade norte-americana. O objectivo desta acão é recolher dados para o desenvolvimento das capacidades e confiabilidade dos automóveis movidos a células de hidrogénio, por via da utilização intensa e em condições extremas a que será submetido.
Todo o sistema de propulsão está incorporado no chão do veículo, deixando espaço para passageiros e carga. A autonomia deste automóvel é de cerca de 280 km, percorridos a uma velocidade máxima de 145 km. O motor eléctrico que o move debita 88 cv, e gasta 16 segundos para cumprir os clássicos 0-100 km/h.
As células de combustível libertam energia através da reacção do hidrogénio com oxigénio, não produzindo, assim, emissões de gases poluentes – apenas vapor de água.
Fonte: Auto Motor/ Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário